segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Estampas exclusivas dão "cara própria" às marcas capixabas.

A estampa exclusiva é um item que está recebendo mais atenção das grifes de moda capixaba, pois é o elemento-chave das coleções e o que gera o diferencial da marca. A identificação da marca se dá pelos detalhes e a estampa exclusiva é ponto forte dessa percepção. E é nesse sentido, que as marcas capixaba já entenderam que investir na exclusividade das estampas oferece maior valor agregado às peças além de descartar a competitividade direta, porque vamos combinar, é mega desagradável a gente encontrar a mesma estampa pulverizada por aí, fazendo parte inclusive de vitrines com marcas inferiores.
A profissionalização das marcas tem gerado um trabalho de pesquisa intenso, para cada coleção, são utilizadas cartelas de cores específicas, são comprados desenhos de bureaus de estilo ou estes são desenvolvidos por artistas plásticos e designers.

É o caso, por exemplo, da Missbela que em parceria com a artista Daniela Aguiar desenvolveu estampas exclusivas para sua coleção de Verão.
Oa traços marcantes e as cores vibrantes ilustrados pela artista oferecem energia e graça às peças que trazem pássaros e flores para a coleção primavera/verão da Missbella.
Já a Zu está lançando uma coleção com o lindo, moderno e diferenciado trabalho da designer de estamparia, Taiza Ammar, que estará enchendo as peças da Zu com suas estampas.
Algumas estampas são exclusivas, desenvolvidas por designers, outras, são procuradas no mercado. Isso porque algumas grifes não tem volume suficiente para operar 100% com o exclusivo. A exclusividade tem custo maior e é necessário se arcar com despesas de desenvolvimento de desenho, teste de amostra, entre outras coisas. É o caso da Wattz que trabalha com apenas parte da sua estamparia exclusiva que foi desenvolvida pela La Estampa. Para a coleção Primavera-Verão 2011 foram desenvolvidas 12 peças sendo duas delas exclusivas. A coleção de Verão da Wattz recebeu o nome de Cheia de Bossa.
A La Estampa é uma empresa que já é bem conhecida pelas marcas de moda. Ela faz estampas exclusivas e belíssimas que encantam logo ao primeiro olhar. Em sua cartela de clientes, a marca tem nomes como Farm, Le Lis Blanc, Leeloo, Mara Mac, Huis Clos, Alexandre Herchcovitch, Salinas, Maria Filó, Dress To, Zara e muitas outras.

Essas são minhas estampas-desejo do momento e estão estampadas na coleção do Christopher Kane. Já tinha falado desse look espaço sideral AQUI, lembra? AMOO!

2 comentários:

  1. Isso mostra o potencial das marcas capixabas!
    As estampas são muito lindas, de apaixonar, as lojas estão de parabéns!
    beeeijos :*

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Mari,
    algumas marcas são feitas aqui, mas pela qualidade e bom gosto já ganharam o Brasil.
    Bjao

    ResponderExcluir