sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Como se produz um Editorial de Moda?

A blogueira Tavi Gevinson, do Style Rookie, atual mascote de muitos fashionistas agora apostou de vez na carreira de stylist. A menina de 14 anos assinou seu primeiro editorial pela revista BlackBook, para edição de setembro. O ensaio, intilulado Nobody's Daughter, traz a modelo Christine Staub e conta com peças de Rodarte, Marc Jacobs, Proenza Schouler, Louis Vuitton e Missoni. Chique demais, né?

Pegando esse gancho, fui pesquisar como funciona essa coisa toda de fazer uma Produção de Editorial de Moda, aqueles ensaios maravilhosos que a gente vê nas revistas de moda.
O editorial de moda funciona como um poderoso instrumento de venda. Qual de nós não fica desejando possuir as peças que compõe um lindo editorial? O editorial expressa conceitos, comportamentos e personalidades por meio de ensaios fotográficos, com imagens fortes e marcantes.Tudo com o intuto de fisgar e tocar no coração de nós consumidoras que temos estilos diferenciados.
Produzir um editorial exige responsabilidade, jogo de cintura pra lidar com os imprevistos e capacidade de interagir com uma equipe que trabalhando afinada fará tudo funcionar perfeitamente.
Para produzir um editorial de moda, muitos profissionais são envolvidos. Os produtores são responsáveis poder procurar as locações, ir atrás de autorizações, vasculhar roupas e acessórios em lojas, além de escalar boa parte da equipe. O styling cuida da parte de montar o visual dos modelos para as fotos. Algumas vezes essa função fica a cargo do próprio produtor. Além deles, a equipe ainda é formada por maquiadores e cabelereiros (beauty artistic) e o fotógrafo.
Imagens: blog Descolex
O editorial é montado a partir de um briefing, que contém as informações sobre a imagem que se deseja passar através do ensaio. Por meio dele é que o produtor e o resto da equipe se guiam para desenvolver os trabalhos que encontramos nas revistas. Ou seja, ele conta uma história através das fotografias sobre um determinado tema. Por exemplo, um editorial de moda sobre os anos 60 precisa ter cenário de época, cabelo, maquiagem e vestuário também de época com modelos atuais.
Aqui em Vix, vi o trabalho da Produtora de Moda, Benahia Figueiredo, que publicou no blog dela "o primeiro de muitos editorias que aparecerão". O editorial "Guerra Decretada" apresenta o seguinte briefing:
as tropas avançam sobre as fronteiras da moda. Munidas de peças ultilitárias e cores como caqui e verde oliva, a tendência militar ataca mais uma vez o guarda roupas das guerreiras urbanas que revolucionam o cenário mundial e assumem o comando com agressividade. Sempre em busca de novos lugares a serem conquistados. Aliste-se já!

7 comentários:

  1. Oi Benahia,
    é um prazer. Parabéns pelo seu trabalho!
    Bjos

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  2. Acho bacana esse area de produzir um editorial. ja tive um pequena esperiencia.
    É super prazeroso ver o resultado de tanto trabalho!

    ;*

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  3. Oi Mari,
    também acho o máximo! Vou estudar mais, pra saber mais sobre o assunto e quem sabe até me arriscar na área.
    Bjo

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  4. Tavi Gevinson é demais, né?! Ai, que inveja #inveja booa!, como queria ser essa menina, uma ano à menos que eu e já faz editoriais!

    Ficou muito boa essa matéria, adoro elas por que explicam coisas que a gente sempre vê, que são os editoriais, e como não tenho naada a ver com esse mundo, não faço nem ideia de como são feitos.
    Bejs

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  5. Oi Iara,
    que bom! Adorei que elevou que os bloggers chamam de "postagem" para "matéria" que está ligada ao jornalísmo editorial. Vc pegou bem o tom que estou qurendo dar ao blog.
    A minha intenção é essa mesmo fazer do Look Legal um blog mais consistencia com matérias que acrescentem informações para os leitores. Bjo no coração

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  6. Parei aqui porque estou a fazer um editorial para um trabalho de Mestrado...e adorei!
    Obrigada pela informação, passei a seguir!

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