terça-feira, 21 de setembro de 2010

I Love Kitsch!

Sabe aquele pinguim de geladeira na cozinha da sua mãe, as flores artificiais da sala da sua casa, as miniaturas da torre eiffel (souvenir em geral), anões de jardins, corações de pelúcia, Disneylândia, Las Vegas, paisagens em bolas de plástico na qual cai neve ao sacudirmos? Então! Tudo isso é kitsch!
Hoje o kitsch se tornou sinônimo de breguice, cafona sabe? Dizem até que o kitsch se caracteriza pela falta de estilo, mas sabe que eu acho que tem uma vibe estilosa no visual, acho até que o kitsch é cult.  O kistch é mercadoria ordinária (tipo 1,99), uma cópia artificial de algo real, aqueles objetos decorativos que carregam um valor simbólico e sentimental. Eu acho que o kitsch tem cara de "interiores" de casas do interior dos Brasis afora.
O kitsch vem do alemão (verkitschen), o termo é usado para categorizar objetos de valor estético exagerados, que são considerados inferiores à sua cópia existente. Mas quer saber, eu acho o must!


7 comentários:

  1. muito legal!!!
    bjnssssss ♥ ♥ ♥
    Luíza
    http://jornaldaluluteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ei Luiza,
    que bom que gostou. O kitsch tem um "quê" de vintage, né não?
    Bjim

    ResponderExcluir
  3. Hey Re
    Sabe que eu gosto dessas coisas? Aqui no meu jardim ou quase todos os jardins daqui dos US eles usam demais os anoes.Os americanos usam ate flores de plastico para enfeitar o jardim vc acredita?? Ai eh muito brega mesmo..hehehehe.
    Ah, como nos viajamos muito a servico do meu marido, nos fomos ver uma casa para alugar. E as casas aqui eles alugam com quase tudo dentro. E uma dessas casas tinha uma geladeira enorme antigaaaaa rosa. O proprietario era artista plastico e toda a casa era assim com detalhes rosa.Meu marido disse no meu ouvido: de jeito nenhum eu moro nesta casa . No way!!
    Que pena! O local era lindo e de frente para um lago, mas a casa de um gosto um tanto duvidoso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. jarra de abacaxi é meu sonho de consumo. #confesso
    desde criança qdo via na casa duma tia!!

    ResponderExcluir
  5. Então Hanid,
    de vez enquanto vejo uns filmes americanos que são mega kitsch, bem ao estilo da sua descrição que aliás achei adorável. Esse estilo lembra muito a decoração (se é que podemos chamar de decoração) da casa da minha avó. Muito paninho de crochê espalhado pelas mesinhas e em cima dos eletrodoméssticos.
    Adoro isso, lembra muito a minha infância no interiorrr. Ai que saudades!
    Bjos mis!

    ResponderExcluir
  6. Oi Emily,
    já viu que tem essa jarra de abacaxi na casa da "Grande Família", eles são mega kitsch? Também adoooro! Bjão

    ResponderExcluir
  7. Oi Renata !
    adorei seu blog,tenho um aloja KITSCH em São Paulo,entre no face da loja
    você vai gostar
    um abraço
    Ruth Botelho
    http://www.facebook.com/soosoomercadovintage

    ResponderExcluir