segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Capitu num look Kenzo

A chita é um tecido, ou como diriam as mulheres da época da nossa vó, "uma fazenda" que tem um duplo sentido incrível. Com sua padronagem ingênua e romântica, o vestidinho de chita mexe com a imaginação. É só uma mulher colocar um vestido de chita, uma sandália baixa e deixar os cabelos ao vento para rolar uma vibe brejeirice-sexy-ingênua, né?

A Chita é um tecido popular composta por algodão barato e geralmente estampada com flores. Já vestiu personagens de Machado de Assis e é usado para confeccionar os vestidos de festa junina. Nos anos 80, quando visitaram o Brasil, Kenzo e Jean Paul Gaultier se encantaram com o charme deste tecido.

Como disse, Machado de Assis citou o tecido em sua obra Dom Casmurro, descrevendo a personagem Capitu como sendo uma "criatura de 14 anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado, os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo...".
 
 
O tecido originário da Índia com suas flores multicoloridas se incoporou na tropicalidade brasileira, virou  um dos símbolos nacionais e agora artigo exótico nas passarelas internacionais.

Fico só imaginando como Capitu com seus "olhos de ressaca" se sairia dentro de um Kenzo de chita assim ó, desfilado na coleção Resort 2011. 
 
Ou até quem sabe uma Capitu numa vibe mais excêntrica com os looks que foram desfilados em comemoração aos 40 anos da  marca Kenzo.
 
 
 
A volta ao look ingênuo à la chita bacana nos permite até imaginar um dia com pé no chão, um gostoso banho de chuva, se lambuzar com sorvete e lamber os dedos, fazer careta, dar gargalhadas a até namorar no escurinho do cinema chupando drops de aniz, perto de um final feliz!

4 comentários:

  1. Nossa, sensacional!
    Imagine a oblíqua e dissimulada, rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia,
    adorei traçar um paralelo e transverter a personagem do Machado de Assis, a Capitu, aos looks excêntricos do estilista Kenzo. Bom exercício...
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Re, eu juuuuuro que tenho duas dessas chitas aqui em casa. O de fundo laranja da terceira foto e o de fundo vermelho na ultima! Fiz até um bolso bordado com uma dela! Comprei na Glória, Juro!!!

    ResponderExcluir
  4. Juraaaaa,
    será que o Kenzo comprou na Glória, kkkkkk!
    Impresssionante né? É real, o cara veio beber na fonte da brasilidade!
    Bjo

    ResponderExcluir