segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Referências à moda gringa

Foi assim que tudo começou ... com a chegada da corte e a abertura dos portos, em 1808, a moda européia foi apresentada às brasileiras. O país passou a receber uma quantidade imensa de produtos do velho continente como tecidos, leques, sapatos, botas, jóias, chapéus, luvas, broches, perucas e bolsas que viraram moda em terras tupiniquins.

Tentando imitar os padrões europeus, as brasileiras passaram a compor looks exagerados à moda européia e a usar veludos, botas e até luvas no pais tropical-caliente.
Passados 203 anos a coisa não mudou muito a não ser pelo jeito como as informações de moda chegam até nós. As referências de moda gringa que chegavam em navios, hoje - em tempos em que cópia é chamada de inspiração - elas chegam navegando pela internet trazidos pelas blogueiras americanas, francesas, asiáticas, inglesas e por aí vai.
Quer ver como as referências gringas habitam nosso mundinho fashion? Olha o texto desse post que vi no Garotas Estúpidas, em que a nossa Camila comentava que o look dela estava parecido com a Betty, a famosa blogueira francesinha.
"E no final quanto já estava saindo, Lalá notou uma coincidência fashion: o look da Betty e o meu estavam parecidos! #saladafeelings?! kkkk Paetê + sainha de renda + meia preta e ankle preta! Juro pelo meu curvex Shu Uemura que não copiei hein…"
  Quer ver mais? Essa é a Nicole Bernardes do blog O Fantástico Mundo de Nicole tal qual a Betty (de novo).
Em tempos de semana de moda, vale uma reflexão. Por onde anda mesmo a moda genuinamente e representativamente brasileira?

4 comentários: