sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O ontem e o hoje do cardigã, do trenchcoat e do macacão

Quando se olha uma peça de roupa não se imagina a história que ela tem ou as mudanças que ela já sofreu para chegar ao que é hoje. O fato é que, algumas peças do vestuário que estão na moda hoje, tem muita história pra contar. O cardigã, por exemplo, é uma peça do século 19 usado pelos militares ingleses durante a Guerra da Criméia assim como o trenchcoat que, como já diz o nome é um casaco de trincheira, também é uma peça do século 19 com finalidade militar. E por fim tem o macacão, que era usado por trabalhadores braçais e depois foi o uniforme oficial nas fábricas de munição.


A conquista dessas peças - do vestuário masculino - pelas mulheres no século 20 trouxe grandes transformações para como as olhamos hoje.
O cardigã, muito associado às matronas inglesas, a falta de sensualidade do trechcoat e a informalidade do macacão ganham adjetivos contrários. O cardigã se tornou extremamente jovial, o trechcoat mais acinturado ganha uma feminilidade sensual e o macacão glamourizou-se total.

Vamos às histórias. Em 1914, Burberry inventou o trenchcoat uma peça com design prático usado na 1 ª Guerra Mundial pelos oficiais nas trincheiras! Imaginem todos os oficiais lutando na guerra vestidos de Burberry! Que luxo!

 

Olhando para o charme dessa peça, o cardigã, você nunca imaginaria que no século 19 ele fazia parte dos uniformes de soldados britânicos durante a guerra da Criméia. Já no século 20, foram os jogadores de golfe que se renderam ao cardigã, e o adaptaram aos uniformes de golfistas. Mas foi COCO CHANEL que popularizou o cardigã entre as mulheres na década de 20 e 30, combinando-o com saias e vestidos.
O nome cardigã é uma homenagem ao general James Thomas Brudenell, o Conde de Cardigã, que comandou as tropas durante a guerra da Criméia.

 
Em 1853, LeoB Strauss começou um negócio por atacado, fornecendo macacões e calças de tecido rústico aos trabalhadores de uma mina. O negócio cresceu e levou à fundação da conhecida marca de jeanswear, a  Levi Strauss. O macacão teve sua origem nos campos, fazendas e fábricas.

 

 

2 comentários:

  1. adoro cardigã! adoorei o blog :)
    http://carolpaivablog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Carolina,
    Cardigã é super prático e ideal pro friozinho ameno do Brasil
    Grata pelo carinho. Bjinhos

    ResponderExcluir