quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sketchbook

Quando criança, muitas pessoas gostam de desenhar, adoram rabiscar em qualquer superfície: de papel de pão às paredes da casa. Até que descobri que muitos artistas usam caderninhos para anotações e primeiros esboços até chegaram aos desenhos finais. E esse caderninho tem até nome, Sketchbook. O tal do caderninho usado para os rabiscos iniciais de um desenho.

Os sketchbooks paper são feitos com vários tipos de papéis desde os de alta qualidade até os mais alternativos (tipos os recicláveis) que tem gramaturas diferentes e diferente variedade de tons o que permite uma larga esperimentação das técnicas para ser usado. Neles podem ser traçados os desenhos com grafite, aquarelas, lápis de cor e assim por diante.
Olha esse trabalho esquematizado num sketchbook pelo talentoso Kimberley Gordon da Wildfox! Nele o artista caricaturou o retrato de modelos famosas


 
 

 
No mundo da moda o Fashionary é o mais famoso sketchbook. O caderninho tem mais de 30 páginas de informações que um profissional da área precisa para criar: tabela de medidas, informação têxtil, calendário das semanas de moda lista de livros, índice de 1200 marcas, e mais 130 páginas em “branco”. O diferencial, é que essas tais páginas em branco tem croquis já pontilhados, meio caminho andado pra quem tem mil idéias e pouquíssimo tempo. Enfim, é a ferramenta perfeita para brainstorming, croquis rápidos e referência rápida.

 
 

2 comentários:

  1. olha que leegaaal =D
    hj fiz um post sobre sketchbook tb
    o meu hahaha

    ResponderExcluir
  2. Sério Kary,
    Pô e o terceiro do dia com o seu. Vi também no blog parameninas.net Isso é que é sintonia, kkk
    Bjos

    ResponderExcluir