quinta-feira, 2 de junho de 2011

Literatura infantil luxuosa!

O 1º livro (Martine à la ferme) surgiu em 1954, e o sucesso foi imediato. Em cada país onde o livro foi traduzido, Martine ganhou um novo nome adaptado à cultura local (Tiny, Debbie, Maja, Marika, Mary; Steffi, Cristina). Por essas bandas a menina ganhou o nome de Anita.

Anita é uma estrela da literatura infantil do tempo em que se presenteava crianças com livros. Protagonizou uma série onde os pequenos leitores aprendiam sobre o mundo conforme as necessidades iam aparecendo à garotinha. Andar de bicicleta, ficar doente, aprender a ler...
Anita Vai às Compras, é foi meu favorito, principalmente porque as aquarelas de Marcel Marlier estão mais fantásticas do que de costume. Fazem uma ida ao shopping parecer um evento mágico, cheio de mocinhas no melhor estilo Dior!
Ao longo dos anos Anita foi mudando, e as suas roupas e atitudes refletem o gosto de cada época (reparem nos “modelitos” de “Anita vai às compras”!).
O autor das histórias era Gilbert Delhahaye, mas o sucesso não teria sido o mesmo sem as maravilhosas ilustrações de Marcel Marlier. Belos, coloridos e cheios de detalhes para encantar.
Marcel faleceu em janeiro de 2011

Um comentário:

  1. LINDA A HISTORIA DE ANITA VOLTEI PARA INFANCIA VOU POSTAR NO MEU BLOG

    ResponderExcluir