quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O Vestido de Formatura

A formatura é um acontecimento na vida de qualquer pessoa. Não é à toa que a badalação em torno das festanças movimentam cifras em torno R$ 270 milhões, isso só na Grande Vitória. É um mercado de realizações de sonhos, cada vez mais luxuosos.
E é de olho neste negócio que 40 dos principais fornecedores de produtos e serviços vão se reunir nos dias 25, 26 e 27 de outubro, no Centro de Convenções de Vila Velha para realizar a maior feira de negócios de formaturas do Espírito Santo, a Formares. São empresas de assessoria, fotografia, bandas, DJs, buffets, decoração e convites estarão que estarão expondo o sonho do dia da formatura.
Mas vamos combinar? O que é mais importante pra uma mulher no dia da sua formatura? Dou um "bem formado" (será que existe esse docinho) pra quem adivinhar!! O vestido, é claroooooo!!

O vestido pro baile de formatura e tão especial quanto o do aniversário de 15 anos e o do casamento (guardadas as devidas proporções, é claro).
E na hora de escolher um modelito pra arrasar, são tantas dúvidas... Tomara-que-caia ou frente única? Tafetá ou cetim? Longo ou curto? Decotão ou não?
Realmente a escolha do vestido para o baile de formatura traz grandes dúvidas. Afinal, ele marca uma conquista e o fim de uma importante – e longa, muito longa – etapa da vida, e comemorar esse desfecho requer traje especial, né? Mas um traje "de gala" não precisa necessariamente ser careta, ele pode ter um quê de princesa descolada. Acho fofo assim! 

Vestidos que remetem ao mundo das bailarinas, por exemplo, com volumosas saias de tule ficam femininos e super modernos.
Você pode dar um toque especial no vestido de formatura idealizando ele com um decote diferente e recorte especial. Fica bapho, né não?!
De olho na moda
Observar as tendências, pode ser um primeiro passo para quem precisa escolher o vestido e não sabe por onde começar. Cores fortes, monocromia, colorblock e vestido mullet (aquele curto na frente e longo atrás) estão em alta. Na hora de descobrir as tendências, vale até buscar inspiração no que as famosas estão usando nos red carpets, por exemplo.
Os tecidos
Os estilistas recomendam que as formandas busquem conforto acima de tudo, afinal, vão dançar a noite toda e curtir a festa com os amigos. Mas conforto não é sinônimo de material inadequado à ocasião. Os tecidos mais tradicionais são cetim, mousseline e crepe, além do tafetá, que é mais estruturado. Mas também vale inovar com tecidos tramados com fio neon, por exemplo. É um fio que acende na luz negra e se destaca nas pistas de dança.
O longo é uma tradição nos vestidos de festas mas você pode quebrar a caretisse dele jogando uma jaqueta de brilho dourado ou paetes.
Os detalhes também fazem a diferença e podem aparecer em bordados e acessórios interessantes para compor o look.
 
Saiba se valorizar
Na hora da escolha do vestido de formatura, não é necessário se ater à moda mas é bom ficar atenta aos cortes e tecidos que favorecem ou prejudicam o biótipo. Vestidos muito justos e muito agarrados, que evidenciam muito o corpo, devem ser evitado. Tudo tem que ter um equilíbrio, valorizar os atributos físicos, mas sem cair no conceito da mulher objeto. Os curtos fofos são uma ótima pedida e não são apelativos.


7 comentários:

  1. Realmente a formatura é um momento especial, de celebração- e qual mulher não quer estar linda neste momento? Por isso o cuidado em se achar o tecido correto, o modelo certo, e confiar a um verdadeiro profissional o papel de concretizar o tão sonhado vestido!
    Belo post Renata!!!

    Bjus
    www.lookbelle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obaaa, valeu Look Belle! Pois é menina, tava vendo que vai ter uma feira sobre o assunto, em Vila Velha, onde os formandos podem ir e ter acesso a todas as informações para esse grande dia. Muito legal, né?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post Renata! Ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  4. Me formei recentemente e para a escolha do vestido, eu só tinha uma coisa em mente: simplicidade. Eu não vejo por que gastar uma pequena fortuna num vestido que só será usado uma vez.

    Encontrei um vestido da Le Lis Blanc que ficou lindo. Sem bordados ou estampa, um belo modelo que remete às mulheres gregas.

    ResponderExcluir
  5. Tem razão, Jessica. Além do quê um vestido muito rebuscado pode ser tão marcante que fica até difícil usar em outra ocasião. O ideal é o equilibrio sempre, né? Mas vamos combinar, um vestido da Le Lis Blanc não deve ter sido tão barato assim, kkkkk. Bjinho

    ResponderExcluir
  6. Se eu contar quanto eu paguei, cê nem acredita! hahahahaha! Digamos que foi num mega esquema!

    ResponderExcluir