segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Zuzu Angel: mais atual do que nunca.

Meninas, não sei se vocês já ouviram falar na estilista Zuzu Angel, mas vou falar um pouquinho dela e mostrar como, mesmo tendo vivido e criado entre os anos 50 e 70, os looks dela continuam super atuais. Não vou entrar na questão politica em que essa mulher guerreira esteve envolvida por conta do desaparecimento do seu filho na época da ditadura. Vou falar da estilista Zuzu Angel uma transgressora, com visão à frente do seu tempo. 
Numa época em que a moda era importada de Paris, ela foi na contramão ao criar roupas originais e com toques de brasilidade - modernas até hoje.

O vestido da TopShop é bem semelhante ao modelo criado por Zuzu, o vestido de noiva da coleção International Dateline Collection, de 1972. Este vestido LINDO é todo em renda de bilro entremeada e ligada por quadrados de organza, tendo no centro buquês de florezinhas coloridas bordadas em ponto de cruz.
Dolce & Gabbana também desfilou vestidos brancos e trabalhos com rendas semelhantes aos modelos criados por Zuzu Angel nos anos 70.
O primeiro sopro de brasilidade veio nos anos 60 quando Zuzu Angel usou em suas criações matéria prima como pedras brasileiras, fragmentos de bambu, conchas e rendas do Ceará. Inspirava-se no folclore brasileiro e suas peças tinham esse aspecto de alegria, usava pano de colchão e chita misturados a tecidos nobres que primeiro escandalizaram e depois encantaram as mulheres. Ela também fez vestidos com cobre-mesa de renda renascença, sendo que estampas e bordados com pássaros, papagaios e outros motivos tropicais se tornaram a marca registrada da sua moda.
 
Repara só nos desfiles das grifes famosas apresentando suas coleções Verão 2012. Não é a cara da moda idealizada por Zuzu Angel?
As baianinhas de Zuzu Angel usando saia longa com estampa e turbantes. Super atuais.
 
Em 1970, em Nova York, Zuzu Angel apresentou três coleções: Mulher Rendeira, Maria Bonita, com peças e acessórios inspirados na companheira de Lampião, e Carmem Miranda, que mostrava uma mulher bem brasileira. 


4 comentários:

  1. Ótimo post!
    Já viu o filme dela?
    É uma história mto bonita em especial o motivo que levou a criar as estampas. bjos

    www.modadesign-afins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, Vi o filme sim, maravilhoso. Patricia Pillar arrasou como Zuzu Angel. A história de vida dramática sobre o desparecimento do filho dela nos porões da ditadura. E essa história influenciou e muito o trabalho da estilista.

    ResponderExcluir
  3. Que gracinha de post! Amamos a conexão do estilo Zuzu Angel com a moda atual. Só uma pequenina correção, os looks tropicalistas (na foto onde estão várias modelos com um fundo cheio de posters) não são de Zuzu Angel, são da Rhodia. ;)

    Beijo e muito obrigada pela homenagem a Zuzu,
    Equipe Instituto Zuzu Angel

    ResponderExcluir
  4. Opaa, uma honra pra mim receber a visita e ainda o comentário do Instituto Zuzu Angel. Estou muito feliz!
    Quanto a foto que coloquei como sendo de looks da Zuzu, já retirei.
    Todas as homenagens pra Zuzu Angel são mais que merecidas. Bjos, bjos

    ResponderExcluir