quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Os óculos certo para seu tipo de rosto

Quadrados, mais arredondados e cheios de cores e detalhes. O mercado da moda produz cerca de 24 milhões de óculos diferentes, todos os anos, segundo informações da Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abiótica). A variedade é grande, por isso, é preciso saber escolher o que melhor favorece cada tipo de rosto.
E pra você não pirar o cabeção vão aqui algumas dicas de quem tem a visão certa do negócio:
De acordo com Getulio Gomes de Azevedo, empresário do setor ótico, “cada formato de rosto ganha harmonia e equilíbrio com um determinado tipo de armação”, explica ele, que está à frente da Óticas Paris.
REDONDO
Um rosto redondo pede armações quadradas porque as linhas retas criam a ilusão de que a face é mais angulosa.
Faça como Nicole Richie e escolha um óculos cujo sombreado da lente seja degradê. Essa ilusão causada pelo efeito degradê faz com que o rosto pareça mais fino na parte inferior!
CORAÇÃO
Quem tem a face em formato de coração ou triângulo invertido deve evitar óculos grandes ou que enfatizem a testa. Aqueles sem armação são boas opções.
Com as bochechas proeminentes e o queixo mais fino, aposte no modelo gatinho para amenizar os contornos, assim como fez Jennifer Lopez.
QUADRADO
Os óculos totalmente redondos ou mais arredondados apenas nas laterais podem ser a escolha de quem tem um rosto quadrado.
Então vá de modelo aviador. Ele cai muito bem nesse formato de rosto, a Angelina que o diga!!
Já Katie Holmes preferiu uma armação mais geométrica, no entanto sem muitos detalhes para não pesar, bem clean mesmo!
ALONGADO
Já as armações esportivas fazem com que a face pareça mais arredondada, por isso, é a recomendação para quem tem rosto alongado.
A Jessica Alba usou o modelo estilo borboleta que fez bastante sucesso nos anos 70. Observe como os óculos realçarão o formato do seu rosto evidenciando os pontos fortes.
Uma outra opção para esse mesmo formato de rosto seria o modelo wayfarer mas na sua versão oversized, que foi a opção de Eva Mendes!
OVAL
O rosto oval é privilegiado. Combina com qualquer modelo.
Beyonce optou por armações transparentes para dar leveza ao rosto ovalado.
Uma outra opção interessante são os aviadores com armação plástica, opção de Elle Macpherson. Eles acabam criando um ponto focal no rosto quebrando um pouco o formato ovalado.
Saber priorizar o gosto pessoal com os conceitos da moda pode se tornar o diferencial na hora da composição. Segundo Getulio Gomes de Azevedo, “o ideal é que o formato dos óculos tente amenizar formas muito radicais que o seu rosto possa ter, harmonizando o conjunto”.

Mas se todas essas explicações só serviram pra dar um nó na sua cabeça, vou colocar uma tabela desenhadinha que encontrei no site Moda IG que faz um resumão e facilita a compreensão da relação modelo de óculos X formato de rosto.


4 comentários:

  1. o meu rosto fica entre o redondo e o quadrado. tenho bochechões, mas o queixo e o maxilar mais quadradinho. e agora?

    ResponderExcluir
  2. Vixê, Jessica. Realmente tem casos que fogem às regras, kkkkk. Essa eu passo, rs. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Posso te add no face e mandar uma foto minha pra vc me dizer qual é o formato do meu rosto ?

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho o rosto com formato oval, comprei um óculos aviador com armação metálica e acho que não ficou bom... Tipo que meu rosto é fino e o óculos é grande de mais... :(

    E eu amei o óculos!

    ResponderExcluir