terça-feira, 30 de outubro de 2012

Somos todos índios

Aos visitantes estrangeiros e brasileiros também, vai uma explicação histórica. Em linhas gerais, há mais de 500 anos, colonizadores (leiam-se invasores) europeus (notadamente portugueses) chegaram às terras que hoje se chama Brasil e dizimaram vários índios que moravam aqui, impuseram sua cultura e sua religião, roubaram suas terras, usaram as mulheres e escravizaram os índios. Sobreviveram alguns índios, alguns dos quais mantiveram sua cultura até hoje e que vivem em reservas destinadas a eles.

A situação desses índios que vivem em reservas é bastante complicada, posto que muitos fazendeiros são interessados nas terras e não têm o mínimo escrúpulo, chegando a contratar pistoleiros para matar e torturar os índios.
Recentemente, índios Guarani-Kaiwoá assinaram uma carta em que pediam à "Justiça" Brasileira que os matassem (50 homens, 50 mulheres e 70 crianças) e cavassem uma grande cova coletiva onde estão os corpos dos seus antepassados, dada a situação de impunidade e desesperança diante do que tem acontecido com eles: suas terras originais no Mato Grosso do Sul foram tomadas, são vítimas constantes dos pistoleiros e a "Justiça" quer agora despachá-los do atual local em que estão. Leia a carta neste link.
Independente do momento atual, eu sempre tive uma ligação com os índios e convivi com alguns em viagens que fiz Brasil afora. Já andei fazendo post AQUI (vem ver!) sobre os artesantos e adornos que eles confeccionam, que me identifico e eu amo de paixão. Coisas de antepassados... naturalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário