quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Mocinhas alternativas!

A palavra indie, que obviamente não fui eu quem criei (custa nada avisar..), veio da abreviação de "independent" e é usada, de forma principal, em música, para bandas consideradas "independentes", que não têm uma grande gravadora por trás e tal. Nasceu o "indie rock", que tem uma forte pegada retrô, mas que costuma mesclar com o que houver de mais moderno. Às vezes, inspiram-se em elementos musicais folclóricos de diversos povos, dando um caráter ao mesmo tempo universal, contemporâneo e retrô. Em outras palavras, são músicas da cena alternativa, no entanto "alternativo" engloba muitas tribos diferentes (emos, punks, regueiros, indies, nerds, etc.).



Muitas vezes, ao tentar associar-se Moda ao indie, logo se pensa em hipsters e boho chic, mas essas não são as únicas possibilidadesa de "vestir o indie". O estilo "mocinha indie" é, por excelência, retrô, recatado (elas não usam muitos decotes nem roupas muito curtas... são recatadas, rola um quê londrino, sabe?), feminino (mas sem apelar tanto para flores... não é ladylike) e tem um ar de seriedade (um quê de vovó também... mas não que as mocinhas indie sejam sérias...). Considero o "mocinha indie" o equivalente feminino ao estilo "british boy". 
As mais famosas, que carregam uma forte carga do estilo "indie" no vestir são: Sophie Madeleine, Zooey Deschanel  e a brazuquinha, Clarice Falcão.


GET THE STYLE!
Que peças têm a cara do estilo mocinha indie? Não quero limitar as possibilidades, há muito mais peças do que vou citar. Direi o que é mais comum de encontrar no guarda-roupa delas e que podem inspirar você...
1. GOLA LAÇOAs golas-laço caem como uma luva no ideal mocinha indie: são retrô, românticas, femininas e sérias concomitantemente. Estiveram em alta no ano passado e não saturaram, o que dá carta branca para você usá-las à vontade! 





2. VESTIDOS COM MANGAS, SAIA SOLTA E CINTURA MARCADA
Na maioria das vezes tem manguinhas, estampas são sóbrias com cara de estampa de vestido de vovó (vovó tradicional, diga-se...). Podem não ser estampados e, muitas vezes, trazem outros elementos retrô, como a já citada gola laço, babados e outros.




3. CINTURA ALTA
Em saias, shorts, biquínis, whatever, elas sempre vão optar por cintura alta. Hoje é muito comum cintura alta, as mulheres viram nisso uma forma fashion de diminuir a barriga e aumentar o bumbum, efeitos normalmente conseguidos. Então, para dar um ar mais caracteristicamente "mocinha indie", compre shorts cintura alta, que são pouco usados pelo mainstream.

4. MEIAS PRETAS
Para quem estiver em um lugar com temperaturas razoavelmente frias, use e abuse de meias, mas com cuidado para não ficar cafona. São peças estilosas, mas que devem ser usadas com moderação.




5. SAPATILHAS
Para quem já se perguntava que sapatos usar, respondo que nenhum outro é mais patognomônico que sapatilhas.





6. POLKA DOTS
Existe estampa mais retrô que bolinhas? (quem lembra da música "era um biquíni de bolinha amarelinho tão pequeninho..."?) Mas cuidado pra não ficar caricato, ok?




7. LAÇOS
Em tiaras, em cintos, no cabelo não importa. 



8. BABADOS
Não são babados anywhere, muito menos everywhere. São discretos, pequenos e principalmente em blusas com tecido fino.


9. GOLA PETER PAN
Está parecendo o "estilo cute"? Há alguns pontos em comum, mas o "mocinha indie" tem um ar mais sério do que ele, não costuma usar estampas fofas (sorvete, cupcake, carrinhos...) nem tantos elementos do mundo infantil.




10. FRANJA (nos cabelos) Vocês já devem ter reparado que Sophie Madeleine, Clarice Falcão e Zooey Deschanel têm em comum a velha franjinha. É um risco. Nem sempre o cabelereiro consegue deixar do jeito que a gente quer, então temos que passar meses esperando a tal da franjinha crescer. Boa sorte para quem vai tentar. Dica: peça para o cabelereiro cortar a franja com seus cabelos secos, assim você vai ter uma ideia melhor do tamanho que vai ficar. Outra: deixe as laterais da franja mais compridas que a região central. Última coisa: fique de olho no que ele está fazendo, qualquer coisa não tema, peça para parar. ; )



Nenhum comentário:

Postar um comentário