sexta-feira, 10 de julho de 2015

Make conceitual é destaque no Vitória Moda!

Não espere de mim posts cronológicos tipo primeiro dia, segundo dia e terceiro dia do Vitória Moda. Vou fazer aqui posts aleatórios (independente de tempo e espaço) destacando o que mais atraiu meu olhar na passarela da moda capixaba. Antes mesmo de falar dos looks desfilados, quero chamar a atenção para uma proposta de beleza que ultrapassou os limites da moda, propriamente dita, e adentrou pelo campo das artes.

Mas antes quero abrir um parenteses para falar sobre a relação entre a moda e arte, assunto que já foi muito estudado. De um lado estão os que defendem a moda como arte e do outro lado os que acreditam que moda é apenas comércio e nada mais que isso. Independente das opiniões adversas, o certo é que as duas vertentes caminham quase que juntas, já que tanto uma como a outra refletem o espirito de uma época.

Para entender essas comparações podemos observar o trabalho expressivo e ousado assinado pelo Beauty Artist, Vickie Jr, que levou para passarela do VM uma proposta de beleza que lembra as pinturas surrealistas de Picasso, com "olhos e bocas falsas".

Foto: Poly Polycarpo

O resultado na passarela surtiu um efeito incrível e deu o tom de inovação necessário para um desfile de moda que pretende se destacar da mesmice. O momento foi único e remeteu-me de pronto para um mundo novo, num sonho, numa fantasia onde tudo é possível.


Ponto para a HAGAEF que acreditou na proposta e ganhou a admiração da plateia que por várias vezes aplaudiu o desfile em cena aberta (em outro post vou falar mais do desfile).


E dando uma passeada pelo mundo internético vi que outros artistas já se valeram da mesma inspiração para fazer suas "artes". É o caso do Espanhol Eugenio Recueno que fez uma série de fotografias de moda com modelos vestindo roupas semelhantes e com olhos e bocas pintados na face imitando as obras cubistas de Picasso.


E não para por aí. Para o outono de 2004, a moderninha e descolada Comme des Garçons também usou a "make conceitual" num desses desfiles feitos para nos encantar e elevar a moda ao status de obra de arte!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário