sábado, 3 de outubro de 2015

A medicina Ayurvédica nos produtos da Surya Brasil! Como assim?

Fiquei realmente intrigada, logo de cara, com a descrição que li no verso da embalagem desse shampoo e condicionador, veja bem: "Orientada pelos princípios da medicina Ayurvédica, a Surya Brasil foi buscar na Natureza...". Como assim, o que exatamente significa isso? Mas antes de entrar no mérito da questão vou falar sobre a primeira impressão que tive com os produtos da Surya Brasil.

Os shampoo e condicionador da Linha Laranja & Andiroba vieram bem a calhar, porque são especialmente indicados para cabelos danificados, tudo o que eu estava precisando no momento. A laranja que é rica em vitamina C, tem a capacidade de combater a fragilidade capilar e a andiroba amacia e hidrata os cabelos. 
Segundo consta, essa linha orgânica de frutas é produzida por uma avançada tecnologia, que permite a preservação das propriedades vitais das plantas, o que significa  que "conserva" seus nutrientes de forma mais eficaz. De acordo com a Surya Brasil, os produtos contam com óleo orgânico da laranja que é extraído da casca da laranja, cultivada sem agrotóxico, o que é perfeito para a saúde dos cabelos. 



Outro diferencial da linha é que ela é livre de substâncias químicas como parabenos (uma classe de conservantes considerada agressiva para a pele), sulfatos, silicone e aromas artificiais. Também não contém sal, que como sabemos limpa os cabelos sem retirar a hidratação - o que evita o ressecamento e agressão dos fios. 
OBS: É bom salientar que o fato desse shampoo produzir pouca espuma nos cabelos, pela ausência dos sulfatos, não quer dizer que o produto não promova uma limpeza eficaz nos fios. O fato é que estamos culturalmente acostumados a associar a abundância de espuma com uma higienização perfeita, mas esse conceito já não faz mais a minha cabeça.
Apliquei o shampoo duas vezes, sendo que a segunda vez formou uma espuma um pouco mais espessa. Em seguida usei o condicionador, por todo cabelo, concentrando mais nas pontas.  

Como disse meus cabelos estavam bem danificados, apresentando desgaste da estrutura dos fios, ásperos, sem brilho, pouca elasticidade, fios finos, secos, frágeis e quebradiços. Tudo isso fruto do uso abusivo de chapinha, secador ou pela simples exposição excessiva ao sol, mar e vento (sabe que sou praiana, né?). Ou seja, eu estava precisando muito mais do que um simples shampoo e condicionador. Precisava de algo não apenas para hidratar, mas para fazer uma restauração profunda. Foi aí que lancei mão de usar a máscara capilar Laranja & Andiroba que aos poucos vem recuperando a saúde e o viço dos meus cabelos. 



E voltando à questão, que afinal é título desse post: qual é a relação entre a beleza e a medicina ayurvédica e o que isso tudo tem a ver com a filosofia da Surya Brasil?

Percebi que quando se fala de beleza no contexto do ayurveda, fica claro que não está se falando de referências ideais da moda. No ayurveda as belezas interna e externa estão intimamente relacionadas. Nesse sentido, a beleza vai além da profundidade da pele, da utilização de cosméticos, da lipoaspiração, da cirurgia estética, ou mesmo do exercício físico. Porque não tem sentido buscar a beleza nas academias e salões de beleza - em vez de volta-se para dentro e confrontar a infindável beleza interior. A ayurveda crê que o segredo da verdadeira beleza repousa na combinação dos aspectos externos e internos da pessoa, para que este perfeito e eterno fulgor da saúde equilibrada, que compreende o corpo, a mente e a alma.
Originária da Índia, a ayurveda, é considerada a mãe da medicina, pois seus princípios serviram como base da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega.


Novo conceito de Beleza
E onde tudo isso se encaixa na estrutura filosófica da Surya Brasil? Bem gente, eu vi o vídeo que estou postando logo abaixo e fiquei encantada!! A Surya vem com um conceito super bacana de vida saudável e se apoia na Ayurveda (Tradicional Medicina Indiana) para desenvolver seus produtos. Dessa maneira, os shampoos, condicionadores, cremes e sabonetes são recheados com frutas da Amazônia e da Índia. Em resumo, a marca não só apresenta benefícios cosméticos, como também outras qualidades que agregam valores ao camarote relacionados à preservação do meio ambiente e a um estilo de vida mais saudável e em harmonia com a natureza. Do jeitinho que eu gosto!  
Melhor que tentar traduzir em palavras é você ver com seus próprios olhos. Clica pra ver o vídeo. 


Juro, quero a Surya Brasil pra vida! Além dos produtos serem naturais e muito cheirosinhos, a Surya ainda possui o certificado de Vegan Action, o que significa que todos os produtos têm a garantia de que não são testados em animais e não contêm ingredientes de origem animal. E parece que a preocupação ética não pára por aí. Eles possuem o selo Cruelty-Free do PETA, certificação FSC de reflorestamento do material usado para confecção das embalagens, o selo Cosmebio de especificações orgânicas e o famoso EcoCert, também de produtos orgânicos. A empresa é associada à Abrapan (Associação Brasileira de Produtos Artesanais, Naturais & Bem Estar) e outras associações internacionais de empresas comprometidas com a produção de cosméticos naturais e responsabilidade ambiental: Safe Cosmetics Campaign, Internacional Association of Natural Product Producers (IANNP) e People for Ethical Treatment os Animals (PETA). 



Uma lista um tanto quanto poderosa, né meninas? 

2 comentários:

  1. Oi Renata, dá uma lida nesse post, essa linha da Surya é greenwash, tem sulfato e está marcado como orgânico mas não é:
    http://www.projetobelezasaudavel.com/2015/11/linha-de-frutas-surya-nao-e-organico.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, é mesmo! Estou chocada e agradecida com a informação!! Vou atualizar o post!

      Excluir