quinta-feira, 28 de julho de 2016

Por que escolher um hidratante corporal orgânico?

Se você é o que você come, então você também é o que usa na pele! Oi? Não entendeu? É assim ó: nossa alimentação diz muito a respeito de quem somos, de como estamos e de como ficaremos no futuro. Aquilo que comemos passa pelo aparelho digestivo, entra na corrente sanguínea e pode fazer bem ou não para nossa saúde

Lembrando que a pele é o maior órgão do corpo humano e absorve tudo com enorme rapidez, isso quer dizer que tudo que passamos nela, estará circulando no nosso sangue em pouco tempo. Siiiim claro, esse é o princípio dos medicamentos em adesivos de anticoncepcional, nicotina e emagrecedores, não é?


Agora digere esse bomba: os cosméticos convencionais são recheados de produtos químicos sintéticos e derivados de petróleo que são maléficos às nossas células em vários sentidos e estão relacionados a doenças que variam desde irritações cutâneas e alergias, enxaquecas e até câncer. Até mesmo o mais inocente dos produtos, aquele óleo de bebês, por exemplo, é feito a base de óleo mineral, que vem do petróleo.

"Ah Renata, mas isso me parece tão exagerado, afinal é só um creminho??" Não é  bem assim não, amiga! Porque esses "componentes do mal", não estão só no seu creme hidratante não, eles estão em TO-DOS os cosméticos e maquiagens que você usa! Seu banheiro, sua estande ou penteadeira é um verdadeiro campo minado! E imagina você usando todo esse arsenal todo santo dia, durante a vida TO-DA! Entendeu?


COMO FUNCIONAM OS CREMES HIDRATANTES?

Vejam bem, o principal objetivo do hidratante é hidratar, reter a água na pele, evitando assim o seu ressecamento. As substâncias usadas nos cremes para evitar a perda de água são chamados de umectantes - que funcionam como esponjas e retem a água na superfície da pele - e as oclusivas, ingredientes lipídicos (gorduras) que são emolientes e agem como amaciantes e formam uma capa protetora, que impede que a água evapore.

OBS: a medida que vamos envelhecendo a pele fica fina e com menos substância umectantes, permitindo que a água da pele evapore, Além disso, as glândulas sebáceas vão perdendo a capacidade de produção diminuindo a quantidade de gordura da pele. O sebo da pele tem o importante função como isolante, retendo água, ou seja, quanto menos sebo, menos água na pele.




E POR QUE ESCOLHER HIDRATANTES ORGÂNICOS? 

Um hidratante facial ou corporal orgânico tende a ter uma qualidade superior a de um tradicional. Sabe porque? A maioria dos hidratantes convencionais utilizam como emoliente o óleo mineral, aquele que falei lá em cima que é um derivado do petróleo. Entre outras coisas, esse tal óleo mineral, tapa os poros, impedindo que a pele respire. E sabe o que isso significa? Poros tampados resulta em aumento de acnes e envelhecimento precoce. Além disso o óleo mineral não é absorvido pela pele, ele só lubrifica superficialmente e dá a falsa sensação de hidratação.

Já os hidratantes orgânicos são naturais. No lugar dos óleos minerais, os orgânicos levam em sua formulação óleos essenciais. Os óleos essenciais aumentam a proteção da pele, por terem princípios ativos que normalizam e reforçam a estrutura da pele.
Não contém petróleo, sulfato, parabeno, corante artificial e fragrância sintética.


SOBRE OS HIDRATANTES QUE ESTOU USANDO

Já faz tempo que eu entendi o que é melhor pra mim. E não se trata de uma oportunidade comercial, algo que eu trouxe para o blog como forma de faturar porque o momento é oportuno (não que eu tenha algo contra, acho até digno, mas aqui trabalhamos com outras motivações). Trata-se de uma filosofia de vida mesmo, trazer para todas as áreas da minha vida, práticas e alternativas mais saudáveis na alimentação, na saúde, cuidados pessoais, uma limpeza geral que alia corpo e alma numa conexão maior!

E aqui tenho essa missão de trazer conhecimento e informação para as pessoas com escolhas mais saudáveis, certeiras e conscientes. As pessoas até questionam, é caro, é difícil de encontrar, não funciona.Mas eu te digo, não é caro, é o preço, porque tudo que tem dentro desses potes é valioso e funciona. E olha, tem um monte de marcas legais aqui no Brasil produzindo produtos de beleza de alta qualidade, mas calhou de hoje esses serem os meus hidratantes queridinhos do momento, protagonistas desse post.


Vou descrever cada uma dessas maravilhosidade a começar pela Loção Hidratante de Gerânio, da By Samia Aromatherapy. Apesar de não ser orgânico, os ingredientes desse hidratantes estão Ok e não tem nenhuma substância indesejável. Esse hidratante é tudo de bom e tem o aroma mais delicioso da vida, com um cheirinho que parece de incenso de rosas. O único defeito desse belezura é que a embalagem é pequena pro tanto que ele é bom, mas não se engane porque ele rende bem.

Feito à base de óleo essencial de gerânio e óleo vegetal de amêndoa, ele auxilia a manter o equilíbrio da mulher. 
O óleo essencial de gerânio, costuma ser chamado como o óleo essencial da mulher. Suas propriedades atingem grande parte das queixas femininas como: TPM, pele ressecada, falta de libido, perda de tônus muscular, desnutrição cutânea entre outras, além de higienizar o local onde é aplicado. Os extratos glicólicos atuam com o óleo essencial potencializando sua ações e efeitos físicos e psicológicos, como depressão e ansiedade. O aroma floral nos traz a sensação de paz e harmonia. Poucas palavras bastam pra descrever este produto, mas basta abrir a tampinha, aplicá-lo na pele e você entenderá. Ele é indicado para todos os tipos de pele, especialmente peles cansadas. 


Taí uma marca que eu estou amando todos os itens que produz e não poderia ser diferente com o seu Leite Cremoso Corporal. Estou falando da Livealoe.
Ele segue a linha de produtos de ação intensa para o corpo, porque esse hidratante além de ser super-mega potente, tem um aroma enebriante. É realmente uma experiência sensorial, pelo menos pra mim está sendo! Ideal para áreas ressecadas, toda vez que passo ele no meu corpo inteirinho antes de dormir quase flutuo com seu cheirinho delicioso!
O Leite Cremoso Corporal possui 100% de ingredientes naturais e 30,90% de ingredientes orgânicos, sendo um produtos vegano e cruelty free!

Potencializada pela alta concentração dos extratos da Paribaroba e da Uva esse hidratante tem ação antioxidante e de regeneração celular. Ele é composto por Gel de Aloe vera, Óleo de Babaçu, Extrato de Uva, Extrato de Pariparoba e um maravilhoso Blend de Óleos Essenciais de Lavanda, Lavandim, Grapefruit, Ylang e Benjoin. Sentiram o poder desse produto, né? 


Os fitocosméticos da MultiVegetal elabora seus produtos com óleos, manteigas vegetais e extratos de plantas medicinais. Essa Loção Corporal Hidratante de Rosa Mosqueta, Cacau e Jojoba possui fórmula rica em óleos vegetais, manteigas hidratantes e extratos naturais e exala um cheirinho bom de chocolate, sendo ideal para peles ressecadas pelo sol ou frio.
Olha só o tanto de "ingredientes do bem" e ações terapêuticas promovidas pelo creminho que contém dentro desse frasco:
- Extrato de Hamamelis - anti-inflamatória e cicatrizante
- Extrato de Calêndula - suavizante, refrescante, anti-inflamatória e cicatrizante
- Extrato de Camomila - suavizante, refrescante e calmante
- Manteiga de Karitê e Manteiga de Cacau - emoliente, nutritivo
- Óleo de Amêndoas Doces - elasticidade, hidratação, regeneração da pele
- Óleo de Rosa Mosqueta - nutritivo e regenerante
- Óleo de Jojoba - hidratante
- Seiva de Aloe - nutritivo e suavizante

Apesar de não ser orgânico, esse hidratante da MultiVegetal só tem ingredientes Ok, não possui parabenos, sulfatos, perfume e corantes artificiais, silicones e óleo mineral. Esse produto é sendo vegano e cruelty free! 


"Mas Renata, é tão difícil de encontrar esses produtos"!! Não é não, amiga. É só procurar, se dedique a isso. Basta um movimento, que as coisas começar a acontecer e você então perceberá que é possível sim. Eu estou aqui pra auxiliar, vamos dar as mãos, juntas por um só objetivo, o de conquistar mais saúde e beleza para nossa vida nesse Planeta Terra
E atenção, amigas queridas: todos esses produtos que apresentei para vocês são livres de parabenos, óleo mineral, silicones, corantes, perfumes artificiais e derivados do petróleo. Não são testados em animais e não possuem nenhum ingredientes de origem animal.

2 comentários:

  1. Renata, adorei seu post! Estou em busca de um hidratante corporal, pois tô fazendo transição para produtos mais naturais. O único item que me falta trocar é o hidratante! Tava pensando em comprar esse da Multivegetal em razão do custo benefício. Queria saber o que tu achou da textura dele, pois minha pele tende a oleosidade, apesar dela estar um pouco ressecada.
    Vou super virar leitora assídua do seu blog! hehehe Ainda é bem difícil de achar blogs com resenhas de produtos naturais.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida,
      ele é perfeito para nutrição e hidratação diária, ideal para peles ressecadas pelo frio ou sol. Ele tem uma textura consistente e é bem absorvido pela pele, sem deixar ela melequenta, sabe?
      Que bom que vai virar leitora assídua, aqui sempre terá novidades com informações de produtos naturais.

      Excluir