domingo, 27 de novembro de 2016

Maquiagem Natural: faça você mesma!

Ftalatos, lauril éter sulfato de sódio, ácido etlilenodiaminotetracético e outros componentes que a gente nem sequer consegue pronunciar o nome, sempre preenchem a longa lista de produtos químicos que compõem as fórmulas dos nossos produtos de beleza e higiene.
Acontece que esses produtos químicos mortais são aplicados TODOS OS DIAS sobre a nossa pele, que é totalmente permeável. Aham! Você leu corretamente. E as toxinas entram por vários caminhos: pela boca, pelo nariz, por todos as “aberturas” que nós temos, e a gente acaba se esquecendo muitas vezes, de que a pele é o maior órgão do nosso corpo!!


Então, para simplicar, pense assim: só põe em sua pele o que você poderia comer, exceto o açúcar, que é um terror para o organismo mas que age uma beleza como esfoliante na pele! Ou pó de café, que estimula a circulação e então ajuda a minimizar coisas que não nos pertencem como a celulite por exemplo!


Mas voltemos ao que interessa…
Como ser uma gata vegana, orgânica e natural que respeita seus valores até nos cosméticos?
Fazer em casa a própria maquiagem é uma arte apaixonante! Quando começa a abandonar a indústria química, você abraça a alquimia da natureza e vibra junto com ela.
Em sororidade, vou apresentar à você dicas valiosas, indicadas por experts no assunto, para que você continue linda e colorida, sem se intoxicar, e sem judiar dos animais ou do planeta. 
Segue então as *receitas, mãos à massa, vamos lá!

Limpando a pele antes de tudo!
Antes de mais nada, vamos aprender a limpar bem a nossa pele, pois a pele é o maior órgão de desintoxicação do corpo.
Uma pele que respira é uma pele que trabalha bem e portanto, ela é irradiante! A pele ajuda a botar as toxinas para fora pelo processo de sudação (transpiração). Então, é importante zelar pela limpeza dela, para que possa ocorrer este transporte das toxinas afora pelos poros.

Para "lavar seu rosto", pode utilizar óleo de coco ou de amêndoa misturada com óleo de rícino em menor proporção e em seguida, aplicar um paninho macio com água quentinha, e por fim, secar delicadamente o seu rosto com uma toalha limpa.
Parece estranho heim? Óleo para lavar a pele? Mas é isso mesmo. O sabonete é abrasivo e agride a sua pele.Use uma porçãozinha de óleo de coco ou amêndoa misturado com óleo de rícino (que encontra em farmácias de manipulação) na proporção de 75% e 25%, respectivamente. Massageia a sua pele por uns minutos...


Se dê um trato, você merece! Em seguida, passe um paninho em água fervente e coloque o sobre seu rosto até que começa a esfriar. Use suavemente o paninho para limpar o seu rosto até que que não haja mais óleo. A pele fica a mais pêssego do mundo!

Blush
É sempre bom para dar um toque de cor no seu rosto. Barato, super simples e zero toxina, o que mais que podemos querer?

Ingredientes:
• ½ colher de chá de araruta em pó
• ½ colher de chá de cacau em pó (orgânico, sempre que possível)
• ½ colher de chá de hibiscus em pó
• Um pote com tampa para armazenamento.

Preparo:
Como todas as receitas, vai da pessoa. Você pode ajustar as quantidades em função de seus gostos e necessidades.
Começa com pequenas quantidades e vai escurecendo, testando na parte interna do seu braço ou algum lugar que consiga perceber bem os contrastes de cor. Quando alcançar a cor que queria, armazene e voilá!


Blush em Creme
Se você preferir um blush em creme, veja esta receita, que também age como bronzeador natural.
A vantagem é que essa dura mais tempo na pele, é mais potente e mais versátil do que a versão pó.

Ingredientes:
• 1 colher de chá de manteiga de cacau ou karité
• 1⁄2 colher de chá de cera vegetal de carnaúba ou candelila (que não são tão fáceis de se encontrar, mas são uma opção à cera de abelha)
• 1 colher de sopa de gel de aloe vera (babosa)
• 1⁄2 - 1 colher de chá de cacau em pó
• 1⁄2 - 1 colher de chá de pó de mica.

Preparo:
Derreta a manteiga e a cera em banho maria. Incorpore o gel de babosa.
Desligue o fogo. Vai acrescentando as cores progressivamente. Começa com o pó de mica, e em seguida, o cacau, pitada por pitada, até alcançar a cor desejada.
Insira o cabo de colher, deixe esfriar e teste em sua bochecha para ver se alcançou a cor que queria. Com o auxílio de uma colher, transfira para um potinho com tampa e voilá!


Base
Pode usar óxido de zinco e araruta em pó (maisena também funciona, mas quem acha maisena não transgênica? Além do mais, funciona menos bem do que araruta). Acrescente cacau em pó e canela em pó até alcançar a cor desejada. Armazena em pote hermético e use um pincel para aplicar.

Dica de ouro: Pode até acrescentar mica em pó dourado que dá um grau ;) e uma textura mais suave.

Ingredientes:
• 2 colheres de sopa de óxido de zinco (pode usar araruta se preferir mas não vai ser tão bom quanto o zinco)
• 1 colher de sopa de araruta (opcional)
• 1 colher de chá de mica em pó dourado (opcional)
• 1⁄2 - 1 colher de chá de argila branco ou verde
• Até 1 colher de chá de cacau em pó ou mica em pó bronze (ou os dois, viva a abundância!
• totalmente opcional: 1 colher de chá de mica em pó transparente para pele extremamente oleosa.
Caso é seu caso, vamos ver como podemos regular essa sebosidade via alimentação, que tal?

Preparo:
Misture todos os ingredientes. O óxido de zinco vai permitir uma boa cobertura e um acabamento fosco. As argilas, mica e cacau irão dar as cores. Começa calmamente com pequenas quantidades e vai testando na parte interna do seu braço até alcançar a cor que deseja. Armazena em pote tampado.
Obs: você pode fazer a versão totalmente comestível com apenas araruta, cacau e canela, mas vai ficar menos em sua pele que a versão com óxido de zinco. Cuida da qualidade do mesmo.


Lápis para os Olhos e Sombra
Cuidado com o que você usa em seus olhos, mesmo produtos naturais. Seus olhos são frágeis e são dois, então vamos cuidar. Não põe em seus olhos e sim, em volta. Tenho essa receita bem simples para você.

Ingredientes:
• 15 g óleo de coco
• 15 g manteiga de cacau ou karité
• 1⁄2 colher de chá de carvão ativado (preto) ou cacau em pó (marrom)

Preparo:
Misture os ingredientes e aplique com cuidado com pincel fino.


Batom
A versão a mais simples é a beterraba para uma cor clara ou um açaí, para um batom mais vinho! Ah ah ah ! Funciona à perfeição!
Caso você quiser caprichar, vamos ver uma receita mais elaborada...
Nuca reutilize embalagens de batom vazio ou de creme labial, prefira usar um potinho de vidro que pode até ser reutizado, mas com muito cuidado, lavando bem, passando uma solução de álcool 70 e deixando secar naturalmente.

Ingredientes:
• 2 colheres de sopa de óleo de coco
• 2 colheres de sopa de manteiga de cacau ou de karité
• 3 colheres de sopa de cera vegetal de carnaúba ou candelila (que não são tão fáceis de se encontrar, mas são uma opção à cera de abelha)
• 10 gotas do óleo essencial de sua preferência
• 1⁄2 colher de chá (ou mais) de mica em pó da cor de sua preferência

Preparo::
Derreta o óleo de coco, a manteiga de cacau e a cera vegetal em banho maria. Retire do fogo. Misture o pó de mica e os óleos essenciais de sua escolha. Insira o cabo de um colher e retire, deixe esfriar e teste o batom em sua pele.
Teste na pele do seu dedo ou punho e vê se você gosta ou se precisa ajustar algo de cor ou cheiro.
Transfira com pipeta ou contador de gota no recipiente final e deixa esfriar por uma hora. Feche e use a vontade!


Conclusão
Agora que você sacou como funciona, você está livre para criar, fica a vontade! A maior resistência é geralmente não ter os ingredientes em mão a princípio, mas qualquer farmácia boa de manipulação deveria ter tudo o que precisa. No pior dos casos, compra na internet. E tem muito mais receitas, web afora. 
E lembre-se: você tem a sua beleza, você é única, a sua pele, o seu corpo, tudo tem funcionamento único. Você melhor do que qualquer outra pessoa, conhece esse corpitcho. Então cuide dele, ame ele, se respeita, capricha em ser a flor a mais bela que você consegue. Não para ninguém, a não ser para você mesma!

*Créditos das receitas by Anne Sophie, durante Semana da Alimentação Viva, sendo que todas foram testadas por mim.

2 comentários:

  1. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Maria,_a_Judia Eh banho maria pois a maria q o criou. Acho bom respeitar a Maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Martina! Acabei de lê a história da Maria, a Judia. Realmente não conhecia e achei muito bonita, mágico até. Me tocou de coração. Gratidão pela oportunidade de me apresentar esse artigo.
      Não tive a intenção de desrespeitar a Maria, foi apenas falta de conhecimento.
      Me convenceu, pronto! Já troquei o texto. Beijão

      Excluir