sexta-feira, 28 de abril de 2017

Os óleos essenciais tem-que-ter para iniciantes na aromaterapia!

Os aromas mexem com a gente, não é mesmo? Sabe "memória olfativa"? Aquela que nos faz revisitar lembranças e sensações que já vivenciamos anteriormente? Quem já não passou pela experiência de sentir um determinado cheiro e ter a sensação de ser transportado para alguma emoção ou para um momento passado de nossas vidas? O cheirinho de livro novo, da casa dos avós, o cheiro da mãe, do mar numa noite de verão e o cheirinho de terra molhada são como resgates da nossa história e trazem sensações de aconchego, conforto e bem estar.

E assim de maneira terapêutica, é que funcionam os Óleos Essenciais. E quando abrimos um vidrinho o aroma nos invade através do olfato, acessando o cérebro e o sistema límbico, região responsável pelas emoções, pelos comportamentos, memória e nosso humor, desencadeando respostas físicas e emocionais em todo o organismo. 


Descobri o mágico universo dos óleos essenciais há pouco tempo e já me sinto extremamente agradecida a cada plantinha que doa seu néctar da vida para estar, como poções mágicas, em pequenos vidrinhos. Parece coisa de fada, né? Com certeza é um universo muito interessante a ser explorado e eu estou começando bem devagarzinho, mas já apaixonada pelo poder dos maravilhosos óleos essenciais utilizados pela aromaterapia - a terapia dos aromas!



É simplesmente uma missão impossível experimentar um óleo essencial e não apaixonar-se... pela vida. Eles promovem uma melhor respiração, amorosidade, digestão, disposição, memória, alívio de dores e sintomas de TPM, enxaquecas, acalmam, animam e fortalecem o físico. Ou seja, atuam no plano mental como estimulante ou calmante, trazem paz para os sentimentos, equilibram as emoções e tem a capacidade de elevar a consciência do ser humano para o nível da espiritualidade, ou seja, através do seu precioso aroma eles tocam nossa alma. 



Os óleos essenciais são a forma mais concentrada de energia vegetal. São substâncias orgânicas e naturais, responsáveis pelo aroma das plantas aromáticas. Voláteis, altamente concentrados e potentes são obtidos num “processo alquímico” através da destilação a vapor d’água ou por prensagem à frio de certas partes das plantas como flores, frutos, sementes, cascas, madeiras e raízes. Não parece algo mágico que vem de bosques encantados? E de certa forma é, porque os óleos essenciais nos aproximam da nossa natureza interior, aquela que perdemos depois que o humano se urbanizou em florestas de concreto e aço.



Eu não sou nenhuma expert no assunto, mas tenho em casa um pequeno arzenalzinho de óleos essenciais dos quais lanço mão diariamente dependendo da necessidade ou intenção do momento. Gosto de levar na bolsa e até pendurado no pescoço com colarzinho difusor pessoal, meu "pronto-socorro" particular. Em casa, tenho meu difusor elétrico, que uso quando sinto que a energia está carregada e precisa harmonizar o ambiente, quando quero espantar mosquitos (rs,verdade) ou fazer um climinha romântico para receber o marido.  

Dicas de Óleos Essenciais, para quem quer começar a adentrar no mundo da Aromaterapia!

Das minhas marcas prediletas posso indicar de olhos fechados os óleos essenciais da Bioessência, Herbia, Livealoe e Terra Flor. Tem os melhores preços do mercado com um excelente custo X benefício. A Laszlo, por exemplo, é muito boa, porém são os óleos essenciais mais caros. 

Tea Tree: logo que abri a tampinha e senti o aroma do óleo de tea tree, meio que torci o nariz, porque a gente sempre espera um cheirinho floral ou frutal mas aos poucos venho me encantando com a quantidade de funções imunoestimulantes desse oleozinho maravilhoso, também conhecido como malaleuca. Ele tem um forte aroma amadeirado.

Alecrimconsiderado como o óleo do estudante, ele tem sido de muita utilidade aqui em casa. Eu explico: como minha filha está estudando para Concurso Público, vez ou outra coloco o difusor no quarto dela, pois esse óleo estimula a atenção e a memória. Além de tudo promove vigor, ânimo e disposição. Nos tratamentos de beleza é ótimo aliado contra queda de cabelos e seborreia.

Citronela: em tempos de zika, chikungunya e febre amarela esse óleo é essencial (sem trocadilhos, rs). Com um aroma refrescante e cítrico é ideal para manter os mosquitos longe, porém possui também atividade antimicrobiana, fungicida e terapêutica para dores reumáticas. Traz uma sensação boa de limpeza sendo um ótimo recurso para pessoas que se sentem inseguras. 



O óleo essencial de citronela da Herbia é 100% orgânico e certificado pelo IBD e SISORG


Hortelã - esse não pode faltar na farmacinha de casa, isso porque ele descongestiona a respiração, alivia o cansaço, a fadiga muscular e sintomas de gripes e resfriados. Eu uso muuuito em inalações para sinusites. 
Promove frescor, acalma a mente e melhora a concentração. Na estética, controla a oleosidade e estimula o crescimento do cabelo.

Gerânio - manifesta um ambiente doce e forte com alma feminina. Estima a beleza e eleva a auto estima. Favorece equilíbrio emocional. Transmite confiança, magnetismo e elegância. Ajuda nos períodos de desordem hormonal.


Lemon Grass ou Capim Limão - favorece o bem-estar físico e mental. Revigora a corpo e a mente. Ajuda a tomar decisões. É fresco, cítrico e reanimador. Trata e alivia enxaquecas, problemas digestivos e estresse de origem nervosa. Nas massagens corporais melhora o tônus da pele. Origem: Índia.

Lavanda Francesa - Transmite conforto, relaxando o corpo e a mente. Equilibra estados emocionais. Excelente para insônia e crianças agitadas. Tem aroma fresco, doce e floral. 
Na cosmética trata pele agredida com acne, alivia picada de insetos e queimadura. É antisséptico, cicatrizante e hipotensor. Origem: França.


Laranja doceinduzem a um relaxamento suave resgata a energia e vitalidade. Estimula a criatividade, a alegria e a simpatia. Se houvesse uma única palavra para definir esse óleo seria "Confiança". 
Atenção: por ser fotossensível deve ser usado em bases enxaguáveis como sabonetes líquidos nos tratamentos de celulite e obesidade. De aroma cítrico, doce e agradável. 



SERVIÇO:
Onde comprar as marcas de óleos essenciais citadas nesse post? Clica nos links amarelos
Herbia - http://www.herbia.com.br/produtos/oleos-essenciais/
BioEssência - http://loja.bioessencia.com.br/
Terra Flor - http://terra-flor.com/loja/
Bem Natural Eco Store - http://www.bemnatural.eco.br/categoria/2623824/Cuidados-para-pele/Corpo/Aromaterapia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário