domingo, 7 de janeiro de 2018

Cosméticos Orgânicos, Veganos and Sem Glúten

Você sabia que os Cosméticos contém glúten? Pois saiba quais marcas de Cosméticos Orgânicos, Veganos e Naturais SÃO LIVRES DE GLÚTEN.


Imaginemos a seguinte situação cotidiana: você acorda e se arruma para mais um dia de trabalho. Toma seu banho, lava os cabelos com xampú e após terminar, passa alguns cremes hidratantes e uma maquiagenzinha básica. Olha-se no espelho, você está pronta e linda, e sai para o seu destino. Repentinamente sua pele começa a coçar e surgem  algumas brotoejas. Provavelmente a primeira coisa que pensa é: "Eu tenho certeza que não comi nada estranho ou diferente, ou mesmo com glúten".

Para quem tem intolerância ao glúten, o Celiac Disease Center da University of Chicago Medicine* afirma que o glúten não pode ser absorvido através da pele, por isso o uso de produtos cosméticos contendo glúten não é tido como prejudicial às pessoas com intolerância a essa proteína. A recomendação é evitar o uso de batom e creme para as mãos que contenham glúten, ou qualquer outro cosmético que o contenha e passe perto da boca. 

O fato que ainda há controvérsia sobre o assunto, alguns profissionais de saúde dizem que não é preciso ter cuidado com o glúten contido nos produtos de higiene e beleza, mas existem sem relatos de pessoas com sensibilidade ao glúten que só ficaram livres dos sintomas depois que eliminaram essa fonte de contaminação. 

Na dúvida, não ultrapasse... felizmente existem diversos produtos naturais que podem substituir as fórmulas com glúten.



Os produtos da Livealoe, por exemplo, não contém na sua formulação. Segundo a proprietária da marca Janaína Carneiro, os grãos que possuem glúten como trigo, aveia, cevada, centeio e malte geralmente são transgênicos, por isso eles não usam em seus produtos.

Os produtos da marca Herbia, seguem o mesmo conceito, sem glúten. Com exceção da linha Lippia Alba.
E as maquiagens? O pessoal da Bioart, nos informou que os produtos da marca são isentos de glúten e derivados. "Pode usar sem medo", afirmaram. Já as maquiagens da Dona Orgânica, tem glúten sim, segundo Andrea Russo, proprietária da marca.
A Simple Organic nos informou que seus produtos não possuem glúten, mas pode conter traços por causa da manipulação na fábrica.
Não obtivemos respostas da Organela Maquiagem, mas no site da marca tem a informação de que os produtos são livres de glúten.
No site da Baims encontramos essa informação: temos um ingrediente derivado do trigo, oPotassium Palmitoyl Hydrolyzed Wheat Protein, mas não usamos esse ingrediente em nossa linha de batons e lipgloss. Esse ingrediente está presente na Base / Foundation Excellent Skin, no BB Cream Balm 4  in 1, no Corretivo Ultra-Hidratante e no Rímel / Mascara All in One. 

A questão dos cosméticos com ou sem glúten é uma preocupação bem recente e, ainda não existe uma regulamentação - em nenhum lugar do mundo - para que a empresa notifique o consumidor por meio da embalagem quanto à presença de glúten na fórmula do cosmético.

Mas o assunto é sério, principalmente para quem tem dermatite herpetiforme, uma das variáveis da doença celíaca. Sendo assim, separamos uma tabela para que você possa identificar de forma fácil e simples, produtos que contenham - ou não - glúten na sua fórmula.

Fórmulas com substâncias que contêm glúten:
Português - Inglês - Latim
Trigo - Wheat - Triticum Vulgare
Cevada - Barley - Hordeum Vulgare
Centeio - Rey - Secale Cereale

Fique de olho. Se você é  celiaco e encontrar qualquer um desses termos nas fórmulas, seja de produtos de higiene e beleza, é prudente evitar.

ENCONTRE COSMÉTICOS SEM GLÚTEN AQUI: www.bemnatural.eco.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário